As máscaras pessoanas: um convite à liberdade como caminho da interpretação
Résumé
Não há que se tentar impor como se deva ler ou interpretar uma obra -- a de Pessoa ou a de quem quer que seja. A leitura, afinal, deve ser um ato de liberdade. Mas, quando se diz que a leitura deve estar baseada na liberdade, sem indagar mais a fundo o que ela significa, não estaremos correndo o risco de conferir a quem lê -- e dependendo de como lê -- um poder desmesurado em detrimento da obra? Tal poder não seria passível de chegar a sufocar ou silenciar o que ela teria a dizer se não se usasse (e, a partir da modernidade, freqüentemente se abusasse) de uma liberdade que, em última instância, não se refere senão a quem interpreta? É para esse perigo que nos chama a atenção HansGeorg Gadamer, em seu livro Verdade e Método.
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).