O poético como traço imanente à subjetividade na escritura de Eduardo Galeano
Résumé
O presente artigo busca discutir uma inversão do axioma de que a linguagem referencial seria um universal dentro do qual a linguagem poética se encaixaria como um caso especial. Na perspectiva ora adotada, a linguagem poética não será tomada como uma linguagem de exceção, mas sim como uma faculdade que nasce com o sujeito, da qual decorre, mais tarde, a linguagem referencial. Sendo o poético um traço imanente ao sujeito, defendemos que o estranhamento, proposto por Chklovski, como técnica que fabrica a singularização da imagem, pode ser compreendido sob outra perspectiva. Aquilo que o formalista russo julgou ser produzido por um procedimento de distanciamento do objeto seria, na verdade, a manifestação do inconsciente e o retorno, mesmo que momentâneo, do sujeito ao seu estágio poético. Para tanto, tomaremos como ponto de partida a análise semiológica da escritura do uruguaio Eduardo Galeano, com o texto “Pájaros proibidos”, retirado da obra Memoria del fuego III (2013), em diálogo com o pensamento pós-estruturalista francês e alguns pressupostos psicanalíticos.
Palavras-chave: linguagem, poético, estranhamento, Eduardo Galeano.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).