Modos de produção da literatura negra feminina: um breve panorama
Résumé
O presente artigo propõe uma discussão a respeito da importância da Literatura Negra, aqui circunscrita principalmente à produção e autoria feminina. O objetivo é refletir por meio de um mapeamento de autoras negras contemporâneas assim como um breve panorama do mercado editorial, sobre o modus operandi e dimensão dos modos de produção da Literatura Negra. Pautada em uma pesquisa bibliográfica descritiva, o trabalho inicia com os conceitos da Literatura Negra, reforçando a importância da mesma, tendo por base as considerações de Miriam Alves (2010) e Zilá Bernd (2011). Em seguida, será abordada a presença da mulher negra como escritora e mediante as inter-relações sociais, por meio de Nilma Lino Gomes (2009). Por fim, destacam-se os modos de produções da Literatura Negra, tomando por base a Economia Solidária, discutida por Paul Singer (2002) e sob as considerações de Jailma Moreira (2012/2015). Além destes nomes, para dar continuidade à pesquisa ainda serão abordadas as discussões de Boaventura Santos (2005) e de Maurílio Dias (2016), dentre outros.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).