Pirandello, Rubião e a narrativa: um diálogo insólito
Résumé
Além de Machado de Assis, Hoffmann, Poe, Cervantes e Henry James, o italiano Luigi Pirandello também exerceu inegável influência na carreira literária de Murilo Rubião. Partindo desse pressuposto, propomos um diálogo entre Una giornata, de Pirandello, e O ex-mágico da taberna Minhota, O pirotécnico Zacarias e Os três nomes de Godofredo, de Murilo Rubião. Nosso objetivo é encontrar elementos que evidenciem a influência do escritor italiano sobre a produção do brasileiro. A nosso ver, alguns elementos presentes nas obras de ambos os autores, como a provisoriedade da identidade (entendida como um processo infindável), o desejo de ser “outro”, o embaralhamento dos dados temporais, as oscilações entre sonho e realidade, assim como a incapacidade do homem para interagir com o mundo que o cerca ou alterá-lo, aproximam significativamente Pirandello e Rubião.Téléchargements
Publiée
2019-12-01
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).