O que corpos estranhos adormecidos como que mortos provocam?
Résumé
O presente artigo trata de um tema que se pode dizer recorrente na Literatura: o prazer que o silêncio da mulher provoca no homem. Apesar de ser um tema comum a algumas literaturas, o foco desse artigo é a obra japonesa de Yasunari Kawabata, intitulada "A casa das belas adormecidas" (1961), cujo personagem central se relaciona com jovens mulheres silenciosamente adormecidas. Além das relações de gênero influenciadas pelo silêncio feminino, foi pensando aqui como a narrativa é construída em torno desse silêncio, aquilo que é possível narrar e aquilo que o próprio silêncio impossibilita. Erotismo, silêncio e morte norteiam as visitas desse idoso ao prostíbulo das belas adormecidas, que avivam memórias, camuflam a velhice e despertam sentimentos de violência e morte.Téléchargements
Publiée
2020-04-19
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).