Beatriz Brandão no século XXI: uma romântica esquecida?
Résumé
A proposta deste trabalho é: i) dar início, através de algumas breves considerações sobre o contexto literário em que a obra de Beatriz Brandão foi publicada, a um estudo simultaneamente estético e histórico da sua poesia; ii) fazer uma pequena revisão do que tem sido escrito sobre Beatriz Brandão por pesquisadores da área de letras desde o início do século XXI. Pretende-se, com o primeiro ponto, integrar Beatriz Brandão ao panorama geral da poesia oitocentista e explicar como, já na segunda metade do século, uma autora de formação neoclássica pôde ainda ser acolhida e divulgada por algumas das agremiações mais comprometidas com o desenvolvimento de uma literatura soi-disant romântica no Brasil. Com o segundo ponto, pretende-se diagnosticar a partir de quais perspectivas a autora dos Cantos da Mocidade vem sendo estudada e de que forma é retratada em nosso universo acadêmico.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).