"Estudei aritmética para não ser roubado além da conveniência": o mais negligenciado índice de S. Bernardo, de Graciliano Ramos
Résumé
Nosso artigo parte das considerações do filósofo francês Roland Barthes (2011) sobre uma possível estrutura comum a todas as narrativas para analisar o romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos [1934]/(2018). Baseando-nos no conceito barthesiano de Índice e no diálogo com a crítica especializada, propomos uma interpretação sobre “estudei aritmética para não ser roubado além da conveniência”, frase do capítulo III do romance a qual, a nosso ver, revela traços importantes da personalidade do narrador-protagonista (FRIEDMAN, 2002), Paulo Honório.
Téléchargements
Publiée
2022-06-11
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).