“O mais evidente precursor da hora presente”: notas sobre a poesia de Almada Negreiros e o pensamento de Friedrich Nietzsche

Autores

  • Allan Alves Doutorando em Literatura Comparada (FFLCH-USP).

Resumo

Neste artigo, pretendemos investigar as interfaces entre a estética do poeta português Almada Negreiros e a filosofia de Friedrich Nietzsche. Sabendo-se a importância de Nietzsche na configuração de um pensamento que, do mesmo modo que rompe com a tradição racional-científica, incorpora um modo de pensar caracterizado como pensar-poético, fazendo com que os discursos filosófico e literário se territorializam e diminuam suas fronteiras. Logo, consideramos “interfaces”, na primeira parte deste texto, como a possível recepção da filosofia nietzschiana na obra poética do português, assim como possíveis territórios comuns ao pensamento de ambos. Na segunda parte do texto, construiremos um breve estudo sobre o poema Entretanto de Almada Negreiros.

Palavras-chave: Almada Negreiros; Nietzsche; Poesia; Literatura Portuguesa.

Biografia do Autor

Allan Alves, Doutorando em Literatura Comparada (FFLCH-USP).

Graduado em Letras e Filosofia. Mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Doutorando em Literatura Comparada (FFLCH-USP)

Referências

DIAS, Andreia. Lanternas Mágicas: Oficina de histórias e criação de lanternas mágicas (a partir da exposição de José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno). Revista Matéria-Prima. Vol. 5 (3): 43-51, 2017.

FERREIRA, Sara Afonso. Almada e Espanha. “Os Embaixadores Desconhecidos”. Suroeste — Relaciones literarias y artísticas entre Portugal y España (1890-1936), MEIAC/Assírio & Alvim, 2010.

GUILLÉN, Claudio. Entre lo uno y lo diverso: introducción a la literatura comparada (ayer y hoy). Barcelona: Tusquets Editores, 1985.

MACHADO, Roberto. Nietzsche e a Verdade. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.

MINOIS, George. História do riso e do escárnio. São Paulo: Unesp, 2003.

MONTEIRO, Americo Enes. A recepção da obra de Friedrich Nietzsche na vida intelectual portuguesa (1892 -1939). Tese de doutoramento. Universidade do Porto, 1997. 537f.

MOREIRA, Manuela. Uma pequena viagem pela misoginia de Almada com Nietzsche na bagagem. Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Vol. I, 15 de junho de 2015.

NEGREIROS, José de Almada. A reunião dos Novos. In:______. Diário de Lisboa, 21/12/1921, p. 3. Disponível em: http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=05739.003.00580#!3. Acesso em: 07/11/2017.

______. Obras Completas. Vol. 4 . Poesias. Editorial Estampa: Lisboa. 1971. 234f.

______. Obras Completas. Vol. IV: Contos e Novelas. Imprensa Nacional casa da Moeda: Lisboa, 1993. 100f.

______. Pierrot e Arlequim, personagens de theatro: ensaios de diálogo seguidos de comentários por Jose Almada Negreiros. 68 p. impressas, il. Edição do autor. 1924.

______. Sousa Monteiro. Entrevista (amarga) com Almada Negreiros. A Luta, Lisboa, 6 de julho de 1976. Disponível em: https://modernismo.pt/index.php?option=com_fabrik&task=plugin.pluginAjax&plugin=fileupload&method=ajax_download&format=raw&element_id=767&formid=33&rowid=644&repeatcount=0&ajaxIndex=. Acesso em: 17 de agosto de 2018.

NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Tradução: Paulo César Souza. São Paulo: Cia das Letras, 2001. Edição digital.

______. O Crepúsculo dos ídolos. Tradução: Paulo César Souza. São Paulo: Cia das Letras, 2006. Edição digital.

NUNES, Benedito. Literatura e Filosofia: (Grande sertão: veredas). In:______. Luiz Costa Lima (org.) Teoria da Literatura em suas fontes. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

PESSOA, Fernando. Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação. Ática: Lisboa, 1966.

PLATÃO. A República. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1965.

POUND, Ezra. ABC da Literatura. 11ª ed. Apresentação de Augusto de Campos. Tradução de Augusto de Campos e José Paulo Paes. São Paulo: Ed. Cultrix, 2006.

SÁ-MONTEIRO, Maria de Fatima Lambert Alexandrino Alves. Fundamentos filosóficos da estética em Almada Negreiros — da modernidade ao ver — Vol. I. Tese de Doutoramento em Estética. Faculdade de Filosofia de Braga. Universidade católica portuguesa, 1997.

______. Fundamentos filosóficos da estética em Almada Negreiros — da modernidade ao ver — Vol. II. Tese de Doutoramento em Estética. Faculdade de Filosofia de Braga. Universidade católica portuguesa, 1997.

SARAIVA, Maria Teresa Lopes Coelho de Mascarenhas. A Estética do humor no conto O Kágado, de Almada Negreiros. Dissertação de Mestrado em Estudos Literários. Universidade do Porto, 2010.

SILVA, Clara Maria Marques Santos e Cunha. Palavra e Imagem: a propósito da totalidade sígnica em Almada Negreiros. Dissertação de Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes. Faculdade de Letras. Universidade do Porto, 2019.

Downloads

Publicado

2023-09-15