Samba de Pareia Uma analise da arte como processo cultural
Résumé
A pesquisa aqui proposta busca os significados de uma manifestação popular encenada apenas por mulheres, em uma região quilombola de Sergipe (Mussuca): o Samba de Pareia, cujo objetivo principal é comemorar o nascimento de indivíduos dentro da comunidade. Resultado de uma viagem realizada pelo pesquisador ao nordeste brasileiro, o trabalho é uma abordagem etnográfica do ritual e de seus contextos e tem por foco direto o reconhecimento da manifestação como processo cultural. O ensaio teórico, portanto, se propõe a discutir não só a plasticidade da encenação popular, mas também como a lógica das culturas se estende às suas representações artísticas, demonstrando as ações humanas conectadas a uma rede local.
Palavras-chave: cultura; arte; samba de pareia.Références
CAMPOS, Andrelino. Do Quilombo à Favela. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
GEERTZ, Clifford. O Saber Local. Petrópolis: Editora Vozes, 2006.
LANGER, Susanne K.. Ensaios Filosóficos. São Paulo: Editora Cultrix, 1962.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um Conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.
MACHADO, Lia Zanotta. Mulheres e Política: O Lugar da Tradição na Modernidade Latino Americana. In: Série Antropologia. Brasília, 1990.
OLIVEIRA, Victor Hugo Neves de. O Espaço enquanto Linguagem e sua Influência na Construção do Gesto. In: Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ: Anais do II Seminário Interno do Departamento de Arte Corporal. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.
PERALTA, Patrícia Pereira. A Dramaticidade Plástica da Folia de Reis: Análise das Imagens e Rituais da Folia Manjedoura da Mangueira. Rio de Janeiro: Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) -- UFRJ, 2000.
PRICE, Sally. Arte Primitiva em Centros Civilizados. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000.
ROCHA, Wagner Neves. A Ilusão da Cultura e o Mal-Estar na Antropologia. In: Saber, Verdade, Impasse. Rio de Janeiro: NAU Editora, 1995.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).