Deize Mara Fonseca À sombra do tamarindo: memória e natureza em dois poemas de Augusto dos Anjos
Résumé
Augusto dos Anjos é um poeta de múltiplas faces e interpretações. A singularidade de sua obra permite-nos, portanto, um vasto campo investigativo. Destas várias faces, talvez uma das menos discutidas seja a de poeta telúrico, dedicado à interpretações muito particulares da natureza, sempre ligadas à infância, dialogando com a decadência econômica familiar a partir da República Velha. Nessas reminiscências, há uma permanência constante: o pé de tamarindo do Engenho do Pau D'Arco, hoje município de Sapé, na Paraíba, onde nasceu o poeta e onde viveu boa parte de sua curta, embora intensa, existência.Références
ANJOS, Augusto dos. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996.
FITTIPALDI, Eliane.”Asas da Permanência”. In Revista Discutindo Literatura. Ano 2, n.8.São Paulo: Editora Escala,pp.48-53.
GULLAR, Ferreira. “Augusto dos Anjos ou vida e morte nordestina”. In: ANJOS, Augusto dos. Toda a poesia; com um estudo crítico de Ferreira Gullar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. pp.14-59.
HARDMAN, Francisco Foot. “Augusto dos Anjos e o “anti-tropicalismo” In Portuguese Studies. Spring, 2007. Disponível em http://findarticles.com/p/articles/mi_6748/is_1_23/ai_n28437193/?tag=content;col1 . Data de acesso: 30 de março de 2009.
HELENA, Lucia. A Cosmo-agonia de Augusto dos Anjos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1977
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).