A QUESTÃO DA OBRA DE ARTE
Résumé
Heidegger, em A origem da obra de arte, faz uma reflexão sobre a arte. Ao se falar normalmente de arte, acaba-se falando de obra. Ele começa a falar da coisa e constata a existeÌ‚ncia de treÌ‚s interpretações -- que preÌ-orientam a concepção da realidade - canoÌ‚nicas ocidentais. VeraÌ ateÌ onde essas interpretações dão conta da coisa, caminhando sempre na questão da obra de arte. O modo como se ensina a literatura estaÌ baseado nesses conceitos. Heidegger apresenta as conceituações do on que predominam no pensamento ocidental: 1a hypokeimenon/symbebekota, que se tornam respectivamente em sujeito/ predicado; 2 a Aisthesis (reunião das sensações); 3 a mateÌria e forma. A coisa eÌ a questão permanente de todos os artistas, filoÌsofos, pensadores. Ela apareceu para os gregos como on, particiÌpio presente do verbo grego einai (verbo de todos os verbos, que quanto mais se daÌ tanto mais se retrai), depois foi traduzida para o latim como “res” (causa). Então em portugueÌ‚s formou a coisa: objeto, utensiÌlio, obra, corpo (que eÌ a coisa mais proÌxima de noÌs). O “on” eÌ o que hoje se chama realidade.
Références
CASTRO, Manuel AntoÌ‚nio de. “A CriÌtica: o desvelar histoÌrico do literaÌrio”. In: O Acontecer poeÌtico. Rio de Janeiro, Antares, 1982.
______. “Heidegger e as questões da arte”. In: A arte em questão: as questões da arte. Rio de Janeiro: 7 letras, 2005.
______. Linguagem: nosso maior bem. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2004.
______. Obra de arte, vocabulaÌrio e mundo. http:// travessiapoetica.blogspot.com
HEIDEGGER, Martin. A Origem da obra de arte. Trad. de Maria da Conceição Costa. Lisboa, Edições 70, 1999.
______. “A questão da teÌcnica”. In: Ensaios e confereÌ‚ncias. Vozes, PetroÌpolis, 2002.
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