Apontamentos: A escrita crítica e as artes plásticas
Résumé
O presente estudo não excede, como o próprio título sugere, a condição de esboço para trabalho futuro. Breve olhar sobre a história da crítica nas artes plásticas desde sua condição embrionária no Renascimento até o momento presente. Olhar que se volta para os modos de realização da escrita da arte em busca de perceber proximidades e distanciamentos entre o pensamento critico vigente e a proposta de uma crítica voltada para as questões originárias do Ser, para o pensar poético.
Palavras Chave: Arte, Crítica, Poética.
Références
ALBERTI, Leon Battista — De la pintura y otros escritos sobre arte. Madrid: Editorial Tecnos, 1999.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BAUDELAIRE, Charles. A especificidade das artes (Salão de 1846); Arte Filosófica (salão de 1859). In: A pintura. Textos essenciais vol.7 Direção geral e apresentação Jaqueline Lichtenstein. O paralelo das artes. São Paulo:editora 34, 2005. p.102 a 113.
CABANNE, Pierre. Marcel Duchamp: Engenheiro do Tempo Perdido. São Paulo: Perspectiva, 1997.
CASTRO, Manuel Antônio de. Heidegger e as Questões da Arte. In: A Arte em Questão: As Questões da Arte. Organização: Manuel Antônio de Castro. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005.
_____. O krinien, o método e o critério. Disponível em: WWW.travessia poética.blogspot.com.
_____. Interdisciplinaridade poética: o “entre”. In: Rev. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 164: 7/36, jan-mar.,2006.
DANTO, Arthur. After the end of art. Princeton: Princeton University press, 1997.
DE DUVE, Thierry. Kant depois de Duchamp. In: revista do Mestrado em História da Arte EBA. UFRJ. 2º semestre 1998.
DIDEROT, Denis. Salão de 1765. In: A pintura. Textos essenciais vol.7 Direção geral e apresentação Jaqueline Lichtenstein. O paralelo das artes. São Paulo:editora 34, 2005. p.77 a 81.
FRANCASTEL, Pierre. Pintura e Sociedade. São Paulo, Martins Fontes, 1990.
GREEMBERG, Clement. Depois do expressionismo Abstrato. In: Revista Gávea 3. Rio de Janeiro : PUC-Rio, 1986.
GONÇALVES, Lisbete Rebollo. Arte Contemporânea e Crítica de Arte. In: Os Lugares da Crítica de Arte. São Paulo:ABCA: Imprensa oficial do Estado, 2005.
HEIDEGGER, Martin. A Origem da Obra de Arte. Tradução de Idalina Azevado da Silva e Manuel Antônio de Castro. Rio de Janeiro: Mimeo, 2008.
_____. Identidade e Difererença. Tradução de Ernildo Stein. In: Heidegger, Col. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 2005.
KRAUSS, Rosalind. “O duplo negativo: uma síntese para a escultura” In: Caminhos da escultura moderna. Tradução Julio Fischer. São Paulo:Martins Fontes, 1998. Título original: Passages in modern sculpture.
_____. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002. MINK, Janis. Duchamp -- A Arte como Contra-Arte. Nova Iorque: Taschen, 1996.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais.
PAZ, Otávio. MARCEL DUCHAMP ou o Castelo da Pureza. Editora Perspectiva.
PLATÃO, Fedro. São Paulo: Martin Claret, 2007.
RILKE, Rainer Maria. Cartas sobre Cézane. Rio de Janeiro, editora 7Letras, 2001. São Paulo: Perspectiva, 1995.
VAN GOGH, Vincent. Cartas a Théo. Porto alegre, LePM editores, 2002.
VASARI, Giorgio. Carta a Benedeto Varchi. In: A pintura. Textos essenciais vol.7 Direção geral e apresentação Jaqueline Lichtenstein. O paralelo das artes. São Paulo:editora 34, 2005. p. 32 a 35.
WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos Fundamentais da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).