ANNE RICE E O VAMPIRO DECADENTISTA
Résumé
No século XIX, esta não era uma pergunta difícil de ser respondida. Bastaria que se tentasse
imaginar que a figura do vampiro representaria o mal encarnado, uma criatura sobrenatural que iria de encontro às normas pelas quais os seres civilizados viveriam. Com seus hábitos noturnos, o vampiro sempre serviu de símbolo para as superstições do ser humano, evocando seus medos mais arraigados.
Références
BENJAMIM, Walter. Obras escolhidas II. Magia e técnica, arte e política. Trad. José Carlos Martins Barbosa.São Paulo: Editora Brasiliense,
BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Trad. Ivan Junqueira.São Paulo: Martin Claret, 2001.
____________________. Meu coração Posto a nu -- Poesia e prosa. Trad e Org. Ivo Barroso. Rio de Janeiro:
Editora Nova Aguillar, 1992.
COUTINHO, Luis Edmundo Bouças. Mascaramentos da cidade: poses da
modernização. In Terceira Margem. Rio de Janeiro, UFRJ, 1999.
CATHARINA, Pedro Paulo Garcia. Quadros literários em À Rebours de J. K. Huysman. Tese de Doutorado em Literatura Francesa.Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001
MORETTO, Fúlvia M.L. Os caminhos do Decandentismo Francês. São Paulo: Perspectiva, 1989.
RICE, Anne. Entrevista com o Vampiro.Trad. Clarice Linspector. São Paulo: Rocco, 1976.
_________.O Vampiro Lestat. Trad. Celso Vargas.São Paulo: Marco Zero, 1986.
_________.A rainha dos condenados. Trad. Eliana Sabino.São Paulo: Rocco, 1990.
_________.A história do ladrão de corpos.Trad. Aulyde Soares. São Paulo: Rocco, 1992.
WILDE, Oscar. As obras primas de Oscar Wilde. Trad: Marina Guaspari. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).