Nós na grade
Abstract
Registro da intervenção artística realizada nas grades da Assembleia legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) no dia 28/06/2017 fruto do seminário de pós-graduação Poética das Ocupações, Poéticas da Intervenção -- entre arte e ativismo ministrado pelos professores João Camillo Penna (PPGCL/UFRJ) e Ricardo Basbaum (PPGARTES/UERJ e PPGCA/ UFF) durante o primeiro semestre de 2017. Afetados pelas leituras e pelas aulas, decidimos sair de nosso lugar de conforto enquanto pós-graduandos em Letras / Literatura, o texto, para algo além dele. Isso é, em si, um efeito em nós do curso. Nós de forca foram espalhados pela grade frontal da ALERJ. No centro de cada laço, uma flor. A ação ocorreu na sede da ALERJ, no Palácio Tiradentes, onde ficou preso Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, enquanto aguardava a sua execução pública na forca. A ideia era representar o estrangulamento empreendido pelo Estado às instituições públicas e, principalmente, ao servidor, hoje a flor mais vulnerável no centro do laço que estrangula. Nos quatro colocaríamos nossos próprios pescoços na forca. Ressignificar a grade, em uma poética da ocupação, que impede o acesso àquilo que é (deveria ser) público, e o fazer artístico para além do cubo branco, do espaço institucional. Investigar de forma prática o artista militante.
Palavras-chave: Intervenção artística; poéticas das ocupações; artista militante, política, psicanálise.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).