Eliot o poeta-crítico e o crítico-poeta
Abstract
O trabalho visa apresentar uma leitura do poeta-crítico T.S. Eliot à luz de sua própria teoria crítica, apresentando um breve panorama da poesia até o início do século XX, período no qual Eliot se insere. Através da leitura do poema The Love Song of J. Alfred Prufrock, a experiência de fragmentação, da multiplicidade descontínua de matrizes composicionais, do desenvolvimento de partes assimétricas de partes isoladas que se reúnem no mosaico de um organismo poemático maior, assim como sua pontuação do tempo e traços da modernidade serão salientados. A busca da criação de emoções comuns transformadas em espanto pelo deslocamento de significantes da moldura cotidiana para o espaço poético é analisada assim como a consciência anacrônica de uma noção de história não-linear que permeia sua criação poética.##submission.downloads##
Pubblicato
2019-03-10
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).