Escrita e reinvenção de si: caminhos para uma prática discursiva feminista
Abstract
Objetiva-se neste artigo destacar a escrita de si feminina enquanto prática discursiva feminista, partindo do pressuposto de que o trabalho de articulação da linguagem, discurso e memória subjetiva é uma forma de ressignificação do indivíduo perante a si mesmo e a sociedade. Procura-se identificar na função do exercício autobiográfico a atividade do pensamento com vistas à criação de uma nova subjetividade, desta vez múltipla, menos estática e transgressora do que aquela imposta pela ordem vigente. Logo, pretende-se aqui elaborar uma discussão crítica acerca da (re)descoberta de subjetividades femininas a partir da escritura de si, atentando aos mecanismos de silenciamento do feminino na memória histórica, bem como na construção do cânone literário. Procura-se demonstrar, portanto, a importância do discurso feminino autobiográfico como uma efetiva ferramenta política feminista.
Palavras-chave: Escrita de si; prática discursiva feminista; subjetividades femininas; memória subjetiva.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).