Hilda Hilst e os 'landays' femininos afegãs: um diálogo com a poesia medieval de autoria feminina
Abstract
Nosso estudo traz para a aproximação autoras, da escrita e da oralidade, que contribuíram na literatura para construir e fortalecer a resistência de mulheres contra o sistema patriarcal e sexista de diferentes territórios do mundo. Os landays femininos afegãs e a poesia de Hilda Hilst se conectam com a poesia medieval escrita por mulheres, trazendo uma tríade que resgata uma voz feminina sobre feminilidade, erotismo, liberdade e aprisionamentos. A partir de uma luta diária de ser mulher, tendo esta categoria como algo múltiplo que se diferencia a partir de suas determinadas subjetividades e contextos, históricos e sociais, em tempo e espaços distintos, estes sujeitos enunciadores ocuparam (reestabeleceram) os lugares de fala que foram omitidos em detrimento da disputa dos discursos de poder. Para produzir a discussão do escopo do nosso trabalho trazemos em tela pesquisas da crítica literária feminista que abordam: a produção de autoria feminina no período medieval e seu lugar social direcionado por uma sociedade falocentrada; as mulheres afegãs que denunciam o silenciamento sofrido dentro do patriarcado e a poeta brasileira que, ao referenciar uma escrita poética medieval de mulheres, traz o eu-feminino como sujeito de autonomia e criação.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).