Estratégias de Humor e sátira em Arte, de Yasmina Reza
Abstract
Através deste trabalho, pretendemos pensar a obra Arte (1998) de Yasmina Reza, em seu viés cômico, evocado nas relações entre as personagens, e satírico, presente na representação dos homens na escrita feminina. Entrelaçaremos aspectos formais da dramaturgia da francesa, munidos da teoria do sociólogo Erving Goffman. E aspectos contextuais, por meio da reflexão sobre o riso, de Henri Bergson, e da proposta de humor feminino, no trabalho de Sandra Daniela Da Silva Esteves Soares.
Riferimenti bibliografici
ARISTÓTELES, Poética. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
BERGSON, Henri. O riso: Ensaio sobre a significação do cômico. Tradução: Nathanael C. Caixeiro, Ph.D. em Filosofia, Universidade do Texas. Zahar Editores, Rio de Janeiro, 2ª Edição, 1983.
BROWN, Penélope; LEVINSON, Stephen C. Politeness some universals in language usage. London: Cambridge, 1987.
DA SILVA ESTEVES SOARES, Sandra Daniela, L’humour féminin subtil et raffiné dans le théâtre de Yasmina Reza. PhD dissertação, University of Tennessee, 2010.
GOFFMAN, E. A representação do Eu na vida Cotidiana. 14ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2007
MAIA, Gleidys Meyre da Silva. Ri melhor quem ri por último? O riso modernista e a tradição literária brasileira. Tese de doutorado – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre 2006. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/8653/000585104.pdf?sequence=1&isAllowed=y acesso em: 12/07/2020
MURAD, Pedro. Riso e aniquilação: a comicidade em Bergson e Pirandelo. Comum - Rio de Janeiro - v.13 - nº 29 - p. 117 a 128 - julho /dezembro 2007. Disponível em: https://issuu.com/imperiodokaus/docs/riso_e_aniquila__o_falando_sobre_henry_bergson. Acesso em: 11/07/2020
REZA, Yasmina, Arte. Tradução: Zélia do Vale Rezende Brosson. 4ª edição. São Paulo, SP. DBA. 1998
_____________. Le dieu du carnage. Paris, éditions Albin Michel. 2007
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).