A chegada de Lampião no céu: ensaio semiótico sobre o julgamento de Lampião

Autori

Abstract

Desde sua origem, o folheto nordestino desempenhou papéis importantíssimos, dos quais destacamos a democratização da alta literatura e a imortalização de personalidades populares, como: Carlos Lamarca, Antônio Conselheiro, Euclides da Cunha, Machado de Assis, Santos-Dumont ou Maria de Oliveira e Virgulino da Silva, conhecidos popularmente como Maria Bonita e Lampião. Entretanto, apesar de serem ambas formas de homenagem, a diferença entre elas está em seu caráter ficcional, pois uns foram retratados com base em suas biografias e outros tornaram-se personagens dos contos poéticos. Dentre eles, trabalharemos com Lampião, o candeeiro encantado de Lenine, que pode ser considerado o “anti-herói” dos folhetos. Para isso, utilizaremos: para fins de contextualização “História de Cordéis e Folhetos”, de Abreu (1999); como base analítica, à luz da Semiótica Greimasiana, o percurso gerativo de sentido, com o suporte de Barros (2001) e Fiorin (2001); e como corpus “A chegada de Lampião no Céu”, de Rodolfo Coelho Cavalcante (1959).

Biografia autore

Isabela Caldas, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL - UFC) com ênfase na Literatura Comparada, com bolsa de incentivo à pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduada em Licenciatura em Letras pelo Instituto Federal do Ceará Campus Crateús - CE (2021). Editora da Revista Entrelaces, vinculada ao PPGL - UFC. Integrante do grupo de pesquisa de Lexicografia Cultural do Instituto Federal do Ceará Campus Crateús (CE) e do Grupo de Estudo de Literatura e Ditaduras, vinculado ao vinculado ao PEPG em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. 

Para fins de comprovação: Lista do corpo discente do PPGL

Riferimenti bibliografici

ABREU, Márcia. História de cordéis e folhetos. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 1999.

ALBUQUERQUE, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de et al. Literatura popular de

cordel: dos ciclos temáticos à classificação bibliográfica. 2011.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. São Paulo: Humanitas, 2001.

CAVALCANTE, Rodolfo Coelho. A Chegada de Lampião no céu. Acervo digital. Casa Rui Barbosa: 1959. Disponível em: http://docvirt.com/docreader.net/CordelFCRB/47544. Acesso em: 10 mai. 2022.

Fiorin, José Luiz. Elementos de análise do discurso. Contexto, 2001.

TAVARES JÚNIOR, Luiz. O mito na literatura de cordel. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1980.

##submission.downloads##

Pubblicato

2023-09-15

Fascicolo

Sezione

Artigos