(Des)encontros entre “Amor” e Quarto de despejo: do jardim ao quintal
Abstract
Este artigo propõe-se a traçar relações entre Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, e o conto "Amor”, de Clarice Lispector. Alguns dos pontos de encontro e desencontro entre os dois textos são a desigualdade, os lugares narrados na cidade, a natureza, ademais de uma visão pessimista de ambas a respeito do mundo. Embasam essa análise o estudo de Fernandez (2006) sobre a obra de Jesus (incluindo a animalização dos favelados), os de Rosenbaum (1999) e Sá (1979) sobre a narrativa clariceana (com enfoque no estilo e no que essa narrativa provoca em quem a lê), o conceito de lógica do condomínio de Dunker (2015) e uma visão sobre natureza na literatura pautada por Morton (2010) e Krenak (2019).Riferimenti bibliografici
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Editora 34, 1997.
DUNKER, Christian Ingo Lenz. Mal-estar, sofrimento e sintoma: uma psicopatologia do Brasil entre muros. Boitempo, 2015.
FERNANDEZ, Raffaella Andréa. "Cartografando uma literatura menor: a poética dos resíduos de Carolina Maria de Jesus". Patrimônio e Memória, vol. 2 n.º 1. UNESP, 2006. Disponível em: http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/153. Acesso em: 26 abr. 2023.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. Ática, 2016. Disponível em: https://dpid.cidadaopg.sp.gov.br/pde/arquivos/1623677495235~Quarto%20de%20Despejo%20-%20Maria%20Carolina%20de%20Jesus.pdf.pdf. Acesso em: 26 abr. 2023.
KRENAK, Ailton. Ideias Para Adiar o Fim do Mundo. Companhia das Letras, 2019.
LISPECTOR, Clarice. "Amor". Laços de Família. Rocco Digital, 2013.
MORTON, Timothy. The ecological Thought. Harvard University Press, 2010.
ROSENBAUM, Yudith. “As Metamorfoses Do Mal Em Clarice Lispector.” Revista USP, n.º 41. Universidade De São Paulo, 1999. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/28446. Acesso em: 26 abr. 2023.
SÁ, Olga de. A escritura de Clarice Lispector. Vozes, 1979.
TRUTH, Sojourner. Disponível em: https://www.geledes.org.br/sojourner-truth/. Acesso em: 26 abr. 2023.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).