Monumoments: ação de contramonumentos para histórias invisíveis
Abstract
Monumoments é uma ação de rua, criada pelo Coletivo Bonobando, a partir de pesquisa sobre monumentos históricos específicos da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro. A história desta praça, que remete ao século XVII, acompanha diversos momentos das relações coloniais entre Portugal e Brasil. Na performance, a noção de monumento foi problematizada em seu sentido político-estratégico de oficializar narrativas históricas. A partir deste questionamento, outros "monumentos" foram realizados pelos atores, tornando-se dispositivos para memórias invisibilizadas relacionadas às experiências pessoais. Os monumentos oficiais em uma cidade homenageiam a história dominante e legitimam a ideologia política hegemônica de conjunturas históricas. Os "monumentos" de Monumoments não são permanentes, mas momentos performativos temporários, que evocam fatos esquecidos, narrativas locais, detalhes cotidianos e histórias dos participantes do processo. Monumoments relaciona os territórios subjetivos, estas dimensões políticas da intimidade, e os territórios objetivos da cidade.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).