De fantasmas e imagens
Abstract
No Rio de Janeiro, entre 1928 e 1930, um grupo de rapazes criava o Chaplin Club e se reunia no centro da cidade para assistir a filmes e discutir a respeito da linguagem cinematográfica que tanto os fascinava. O grupo, formado por Octávio de Faria, Plínio Süssekind Rocha, Almir de Castro e Josué de Castro, dentre outros, reunia-se regularmente e publicava o debate que realizavam no jornal O Fan2, que era o “órgão oficial” do clube. Nenhum dos membros do grupo possuía vínculos profissionais com o cinema -- a atividade que exerciam nas reuniões do clube de cinema era marcada pela gratuidade, pela paixão pelo que compreendiam como linguagem cinematográfica.Riferimenti bibliografici
BAECQUE, Antoine de, e JOUSSE, Thierry. Entretien avec Jacques Derrida: le cinéma et ses fantômes. Paris: Cahiers du Cinéma, abril, 2001. pp. 74-85.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
__________. O óbvio e o obtuso. Trad. Isabel Pascoal. Lisboa: Edições 70, 1984.
BENJAMIN, Walter. “Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura”. In: Obras escolhidas. v. 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BOUQUET, Stéphane e LALANNE, Jean-Marc. Entretien: Jacque Rancière -- le cinéma, art contrarié. Paris: Cahiers du Cinéma, n. 567, abril, 2002.
DELEUZE, Gilles. Cinéma: l'image-mouvement. v. 1. Paris: Les Éditions de Minuit, 1983.
__________. Cinéma: l'image-temps. v. 2. Paris: Les Éditions de Minuit, 1985.
__________. Lógica do sentido. Trad. Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 1974.
DERRIDA, Jacques. Spectres de Marx: l'état de la dette, le travail du deuil et la nouvelle internationale. Paris: Éditions Galilée, 1993.
KRISTEVA, Julia. La révolte intime: pouvoirs et limites de la psychanalyse II. Paris: Fayard, 1997.
PASOLINI, Pier Paolo. Diálogo com Pasolini. Org. José Luiz Goldfarb. Trad. Nordana Benetazzo. São Paulo: Nova Stella Editorial, 1986.
_________. Écrits sur le cinéma: petits dialogues avec les films (1957-1974). Trad. Hervé Joubert-Laurencin. Paris: Cahiers du cinéma, 2000.
RANCIÈRE, Jacques. La fable cinématographique. Paris: Éditions du Seuil, 2001.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).