Sobre Carlos Castañeda
Abstract
doutoranda em Poética no Departamento de Ciência da Literatura da UFRJ, orientanda do Prof. Dr. Manuel Antônio de Castro, atriz, pesquiso técnicas de ator baseadas no uso do corpo e na produção de energia, faço parte de uma corrente de pesquisa em teatro que se chama teatro antropológico.
Vou falar sobre dois autores no meu texto: Carlos Castaneda, autor latino --americano radicado nos EUA que escreve sobre sua relação com o feiticeiro Yaqui, Juan Mattus. Os Yaquis são índios do norte do México, possém uma tradição xamânica. O segundo autor que eu vou citar é Antonin Artaud, ator, um dos principais e primeiros a pensar o teatro sob a perspectiva do ator.
Eu vou utilizar dois pontos do pensamento de Artaud
Artaud propõe um ator que ele chama de ator alquímico, seria um ator capaz de realizar uma grande transformação em si e na platéia. Para realizar essa alquimia Artaud propõe que o ator seja um atleta afetivo, com total domínio sobre seu corpo e a forma como ele emite o que ele chama de raios de energia.
Eu utilizo estes autores para falar de três conceitos: ação, guerreiro e ponto neutro
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).