Noite de sonhos intranquilos -- uma leitura de Barrela de Plinio Marcos
Abstrakt
O artigo propõe uma leitura crítica da peça Barrela, escrita por Plínio Marcos em 1959, tomando como ponto de reflexão a encenação realizada pela Cia. Gente de teatro de Salvador em 2017. Em um primeiro momento, o objetivo é pensar o local dessa peça dentro da obra do dramaturgo paulista e o impacto que causou sua primeira encenação na década de 1950. Para isso, empreende-se uma leitura atenta do texto. Em seguida, busca-se pensar as adaptações realizadas pela Cia. Gente para atualizar a peça ao ano de 2017, comparando o texto às opções cênicas adotadas pelo grupo. Por fim, importa refletir sobre as possibilidades que a peça oferece para pensar um problema social relevante na sociedade brasileira atual, a saber, a precariedade do sistema carcerário. Para isso, serão apresentados alguns dados sobre o sistema carcerário no Brasil, com o objetivo de refletir como a encenação da Cia. Gente, baseada ao texto de Plínio Marcos, pode contribuir para despertar uma reflexão crítica no público.
Palavras-chave: Teatro; Barrela; Plinio Marcos.
Pobrania
Opublikowane
Numer
Dział
Licencja
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).