"Cazuza", de Viriato Corrêa: um "bildungsroman" genuinamente brasileiro
Abstrakt
Este artigo se propõe a analisar o conceito de Bildungsroman brasileiro e estabelecer uma relação com a obra em análise, Cazuza, de Viriato Corrêa. O corpus em pauta menciona temas atuais e reais, tomando a realidade como alicerce para a forma ficcional em que o autor discorre sobre a trajetória educacional do personagem protagonista durante um regime populista em que o papel da educação era imprescindível na formação do cidadão. Ao deixar registrado o envolvimento do personagem que dá nome à obra com o papel do professor na literatura brasileira e com o movimento educacional nutrido pelos ideais do Estado Novo, Corrêa faz uma releitura em tom memorialístico do cenário político do Brasil quando a realidade alimenta a ficção. A idiossincrasia autoral nutre o enredo romanesco, atribuindo à obra o caráter de ficção que oportuniza a leitura hedônica e, ao mesmo tempo, rememora a consciência histórico-educacional no sistema político brasileiro dos anos trinta.
Pobrania
Opublikowane
Numer
Dział
Licencja
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).