Lucia Miguel Pereira: uma representação feminina na crítica literária
Abstrakt
O presente artigo propõe um diálogo a respeito da escritora Lucia Miguel Pereira. Suas qualidades literárias eram múltiplas, porém propomos referenciá-la por suas contribuições de crítica literária e ensaísta. A autora, em meados do século XX, já era vista como uma crítica consagrada. Mesmo atuando numa área mais frequentada por homens, não se intimidou, pois pensava a liberdade como direito de todos. Genuína crítica literária e ensaísta, compreendia a relação entre literatura e sociedade sob o viés dialético. O objetivo deste trabalho será compreender o embasamento teórico que a autora procurava dirigir aos seus trabalhos e observar em seus ensaios críticos sobre as escritoras Virgínia Woolf e Jane Austen, a postura que a autora designava para as suas produções. A escolha de autoras mulheres se dá com o propósito de propagar a literatura de autoria feminina que por muito tempo foi minoria nesse ambiente. O trabalho também contará com os autores: Antonio Candido, Afrânio Coutinho, Machado de Assis, Marisa Lajolo, Vanilda Mazzoni, Leyla Perrone-Moisés, Heloisa Pontes, Jacicarla Silva e Eneida Maria de Souza, pois os compreendemos intelectuais de extrema importância para elevar os argumentos deste trabalho.
Bibliografia
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. O ideal do crítico. In: Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997, p. 798-801. v. 3.
CANDIDO, Antonio. Crítica e sociologia. In: Literatura e sociedade. 8. ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000, p.5-35.
______. Álvares de Azevedo, ou Ariel e Caliban. In: Formação da literatura brasileira. 2. ed. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1964. p. 176-190. v. 2.
COUTINHO, Afrânio. Crítica e poética. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1968.
LAJOLO, Marisa. O que é literatura. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.
MAZZONI, Vanilda Salignac de S. A escrita feminina: em busca de uma teoria. Rio Branco: Ramal de ideias, 2008, p. 10-18. v. 1.
PEREIRA, Lucia Miguel. A leitora e seus personagens. Rio de Janeiro: Graphia Editorial, 1992.
______. Escritos da maturidade: seleta de textos publicados em periódicos (1944 - 1959). Rio de Janeiro: Graphia Editorial, 1994.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. O lugar crítico. In: Texto, Crítica, Escritura. 2. ed. São Paulo: Ática, 1993. p. 15-34.
PONTES, Heloisa. Crítica de cultura no feminino. Publicações Mana, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 511-541, out. 2008.
RAMOS, Claudio Fernando. O que é dialética. Blog Flaylosofia, Rio de Janeiro, 26 jun. 2017. Disponível em: http://flaylosofia.blogspot.com/2017/06/. Acesso em: 03 jun. 2020.
SILVA, Jacicarla Souza da. Panorama da crítica feminista. A crítica feminista em questão: perspectivas e representantes. UNESP, São Paulo, v. 4, n. 1. p. 19-33, 2008.
SOUZA, Eneida Maria de. Crítica cult. O discurso crítico brasileiro. In: Crítica cult. Belo Horizonte: UFMG, 2002. p. 47-78.
Pobrania
Opublikowane
Numer
Dział
Licencja
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).