"Eu também sou América": Pensando a consciência racial norte-americana a partir de Langston Hughes e Walt Whitman
Abstrakt
Embora ainda pouco lido no Brasil, o escritor norte-americano Langston Hughes (1902-1967) escreveu poemas, contos, ensaios e romances que figuram entre obras marcantes da chamada Renascença do Harlem, no início do século XX. Seus escritos dialogam de maneira fundamental com muitas pautas da contemporaneidade e, por isso, este artigo pretende discutir comparativamente os poemas I, too, de Langston Hughes, e I hear America singing, de Walt Whitman. Para tanto, traçar-se-á um panorama em torno das questões étnico-raciais nos Estados Unidos da primeira metade do século XX, analisando relatos e fragmentos autobiográficos de Hughes, a partir, principalmente, dos pressupostos teóricos pós-coloniais do psiquiatra, filósofo e ensaísta Frantz Fanon; da teórica Gayatri Spivak, do filósofo Achille Mbembe e do poeta Aimé Césaire.
Bibliografia
CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. 1a edição. Lisboa, Livraria Sá da Costa Editora, 1978.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
__________. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
HUGHES, Langston. The collected poems of Langston Hughes. Arnold Rampersad, editor, David Roessel, associate editor. — 1st ed. New York, First vintage classics edition, 1995.
__________. The big sea: an autobiography. Introduction by Arnold Rampersad – 2nd New York, Hill and Wand ed.1993.
__________. The portable Harlem Reinassance reader/edited and with an introduction by David L. Lewis. New York, Penguin Books USA Inc.1994.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona editores refractários, 2014.
RAMPERSAD, Arnold. The life of Langston Hughes. Volume II: 1941 – 1967. New York: Oxford, 1988.
SARTRE, Jean-Paul. In.: FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
WHITMAN, Walt. Leaves of Grass. Hazleton, The Electronic Classics Series, Jim Manis, Editor, PSU-Hazleton, PA 18202, 2013.
Pobrania
Opublikowane
Numer
Dział
Licencja
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).