Entre imagens e palavras: uma leitura ecfrástica de What I loved, de Siri Hustvedt, e By Nightfall, de Michael Cunningham

Autor

  • Thaís Vieira da Cunha Palatinsky Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcelo Diego

Abstrakt

Entendendo que o processo de representação de obras de arte em prosa é um campo fecundo de relacionamentos entre narrativas e imagens, este artigo promove um diálogo entre o romance What I loved (2003), de Siri Hustvedt, e o romance By Nightfall (2011), de Michael Cunningham. Para tanto, recorre ao conceito de ekphrasis e às suas modificações de significação ao longo do tempo; em seguida, examina a relação das obras de arte com o texto nos dois romances, tendo como eixo comparativo a dimensão do “erotismo”; e, por fim, procura estabelecer as semelhanças e diferenças entre esses processos e assim entender como a ekphrasis se realizou em cada um deles.

Bibliografia

ALBERONI, Francesco. O erotismo. Rio de Janeiro, Rocco, 1997.

BÁRTA, Pavel. The Theme of (Homo)Sexuality in the Fiction of Michael Cunningham. Praga: Charles University, 2013.

CUNNINGHAM, Michael. By Nightfall. London: Fourth Estate, 2011.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução de Salma Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

GRONSTAD, Asbjorn. "Ekphrasis Refigured: Writing Seeing in Siri Hustvedt's What I Loved." Mosaic: a journal for the interdisciplinary study of literature. v.45, p.33-48, set. 2012. Acessível em: https://www.researchgate.net/publication/265766286_Ekphrasis_Refigured_Writing_Seeing_in_Siri_Hustvedt's_What_I_Loved

HUSTVEDT, Siri. What I loved. London: Hodder and Stoughton, 2003.

MAKELA, Maria. The Gnomic Space: Authorial Ethos between Voices in Michael Cunningham's By Nightfall. Ohio: The Ohio State University Press, 2017.

MARTINS, Paulo. Ut Pictura Rhetorica. Revista USP. São Paulo, n. 91, p.104-111, set./nov. 2011.

MENEGAZZO, Maria Adélia. A natureza-morta: uma reflexão poética e fotográfica. Guavira Letras. Três Lagoas, v.11, n. 21, p.225-269, jul./dez. 2015. Acessível em: http://websensors.net.br/seer/index.php/guavira/article/view/367/351

RAGAZZI, Alexandre. O Paragone entre a pintura e a escultura – a proposição de uma via conciliatória através dos modelos plásticos. In: Renascimento italiano: ensaios e traduções. Organizada por Maria Berbara; com a colaboração de Leidiane Carvalho, Raphael Fonseca, Fernanda Marinho. Rio de Janeiro: Trarepa, 2010. Acessível em: https://www.academia.edu/4901801/O_paragone_entre_a_pintura_e_a_escultura_A_proposi%C3%A7%C3%A3o_de_uma_via_conciliat%C3%B3ria_atrav%C3%A9s_dos_modelos_pl%C3%A1sticos_pp._268-294

RANCIÈRE, Jacques. El destino de las imágenes. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2009.

RODOLPHO, Melina. Um estudo dos procedimentos ecfrásticos. Codex. v. 2, n. 1, p. 102-115, jan./jun. 2010.

SOTO, Begona Alberdi. Escribir la imagen: la literatura a través de la écffrasis. Literatura y Linguística, n. 33, p.17-38, 2015.

Acessível em: https://scielo.conicyt.cl/pdf/lyl/n33/art02.pdf

Opublikowane

2022-06-11