"Mulheres e ficção" (2019): Virginia Woolf e o ato de escrever
Abstrakt
O presente ensaio busca discutir as colocações de Virginia Woolf acerca do ato de escrever ficção sob uma ótica feminina, levando em consideração seu próprio artigo intitulado “Mulheres e ficção”, em sua última versão publicada no Brasil pelas editoras Penguin e Companhia das Letras (2019). Não obstante, serão referenciadas outras leituras imprescindíveis para entender o processo criativo feminino no olhar de Woolf, como “Um teto todo seu” (2014), inspirado pelo texto analisado, e leituras complementares que dão conta da vida da escritora, a partir de Marder (2011) e Pinho (2015). O romance “Ao farol”, publicado em 1927, mostra-se pertinente também, ao trazer a questão da arte produzida por mulheres e a recusa de validação masculina de seu valor.
Pobrania
Opublikowane
Numer
Dział
Licencja
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).