Faces de um Brasil Moderno: representações a partir da obra Leite Derramado, de Chico Buarque
Abstrakt
O artigo propõe um diálogo entre a obra literária Leite Derramado, de Chico Buarque, e as reflexões acerca da cultura brasileira, especialmente em relação às dicotomias e aos contrastes que se fortalecem na medida em que o país busca a modernidade e ideais de igualdade, ainda que mantendo seu ideário conservador. Essas reflexões tornam-se possíveis a partir da análise do romance, posto que o protagonista, Eulálio, nascido e criado em uma família tradicional da elite carioca no início do século XX, usufrui dos privilégios de ter nascido nessa classe. Contudo, no decorrer de sua trajetória, a decadência econômica e social se apresenta, fazendo com que a personagem passe a sobreviver à margem, não mais como alguém pertencente às classes superiores, mas como um indivíduo agora pertencente às “massas”. Dessa forma, a partir das representações presentes na obra, são discutidas as múltiplas faces de um Brasil semitradicional, que se mantém estruturado em relações verticais, colocando em cena uma igualdade abstrata e uma democracia seletiva.
Pobrania
Opublikowane
Numer
Dział
Licencja
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).