Entre linhas e rinhas: As construções identitaÌrias no folhetim Pulp de Ana Paula Maia
Abstrakt
Este trabalho apresenta uma anaÌlise da obra contemporaÌ‚nea Entre linhas e rinhas de cachorros e porcos abatidos (2009), de Ana Paula Maia. Resultado da ruptura com os modelos tradicionais, a prosa brasileira de hoje retoma o traÌgico atravessando e caracterizando todo o periÌodo de maneira realista e radical, conforme sinaliza a criÌtica literaÌria Beatriz Resende. Nesse sentido, a presente anaÌlise tem como maior interesse analisar na obra em questão as construções identitaÌrias, sobretudo, dos personagens Edgar Wilson e Erasmo Wagner. Tais personagens figuram na novela como um meio de representar a sociedade brasileira de forma realista, ao mesmo tempo que ocupam posições sociais e desempenham funções caracterizadas pela degradação.
Palavras-chave: Literatura contemporânea, literatura brasileira, identidade, Ana Paula Maia.
Pobrania
Opublikowane
Numer
Dział
Licencja
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).