A ação traÌgica em AntiÌgona, de SoÌfocles
Abstrakt
Este trabalho se pauta numa discussão sobre a ação traÌgica da peça AntiÌgona, de SoÌfocles. A partir de uma explanação acerca dos elementos constitutivos da ação traÌgica, aÌ€ luz do que eÌ proposto por AristoÌteles, em sua PoeÌtica, observaremos como SoÌfocles constroÌi nessa peça os mecanismos que desencadeiam essa ação. Trata-se, essa obra, de uma trageÌdia de ação simples, ou complexa? Buscaremos responder a este questionamento, em nossa investigação, aleÌm de discutir sobre o comportamento transgressor que a personagem evocada no tiÌtulo representa, ao tentar defender seu ethos familiar contrariando a opressão de um governador tiraÌ‚nico.
Palavras-chave: Tragédia, Ação Trágica, Sófocles.
Pobrania
Opublikowane
Numer
Dział
Licencja
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).