O poema de cordel: a literatura como registro de uma situação cotidiana
Abstrakt
O artigo estabelece a relação História e Literatura. O instrumento é o poema de cordel Vistos etc. Considera-se, nele, a Nova História-social à medida que o poeta Baial Ramos recorre a um fato do cotidiano para construir, sob a forma de verso, uma sentença judicial. Observa-se, no presente artigo, que a relação História e Literatura estando, então, presente na ordem do dia de muitos pesquisadores, poetas e romancistas, remonta à Idade Antiga.
Palavras-chave: História; Literatura; Representação; Cotidiano.
Bibliografia
AGAMBEN, Giorgio. Defesa de Kafka contra os seus intérpretes. In : Ideia da Prosa. Trad. João Barrento, Cotovia, 1999.
ANDRÉ, Hidelbrando A. de. Técnicas de redação. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo:Moderna, 1988.
ARISTÓTELES. Aristóteles - Vida e Obra. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política -- Ensaios sobre literatura e história da cultura. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.
BURKE, Peter. Abertura: a Nova História, seu passado e seu futuro. In: A escrita da História -- novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. 2. ed. São Paulo: Unesp.
DE CERTEAU, M. A cultura no plural. Campinas: Papirus, 1995.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. -- 9. ed. revista, atualizada e ilustrada. São Paulo: Global, 2000.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
MARTINS, Paulo. Verdade e verossimilhança. Discutindo Literatura. São Paulo: Escala Educacional, nº 3 p. 24, 2008.
RAMOS, Baial. Vistos etc. Disponível em: Acesso: 15 de outubro de 2010.
ROSSO, Mauro. Os sertões: contemporâneo da posteridade. In: Cronópios. Disponível em: . Acesso em: 25 outubro 2010.
SOUSA, Luís Roberto Acizelo de. Teoria da literatura. 5. ed. São Paulo: Ática, 1995.
SARAMAGO, José. História e ficção. Jornal de Letras, Artes e Idéias. Lisboa: s/e, 1990.
Pobrania
Opublikowane
Numer
Dział
Licencja
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).