O lugar das relações interpessoais na contemporaneidade: breve análise de líricas de Zeca Baleiro e Lenine
Abstrakt
A epígrafe que abre este texto a um só tempo resume e encaminha a discussão que se segue: propósito deste trabalho. Falar das relações interpessoais na contemporaneidade é lançar um olhar sobre um quadro perturbador porque novo e, portanto, ainda em construção. É, sobretudo, lançar um olhar para um momento histórico marcado pela superação de limites através do conhecimento e, contraditoriamente, pelo conseqüente retrocesso no que diz respeito às relações humanas.Bibliografia
BALEIRO, Zeca. www.letras.terra.com.br
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. Vol. II. 3a ed. São Paulo: Paz e Terra. 1999.
CARNEIRO LEÃO, Emmanuel. “A sociedade do conhecimento: passes e impasses”. In: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, 152: 11/20, jan. -- mar., 2003.
CUNHA, Helena Parente. “Flashes da música popular brasileira na transição dos milênios”. In: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, 150: 93/ 108, jul. -- set., 2002.
FUKS, Saul. “A sociedade do conhecimento”.In: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, 152: 75/ 101, jan. -mar., 2003.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 7a ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
HUYSSEN, Andreas. “Mapeando o pós-moderno”. In: HOLANDA, Heloísa Buarque de. Pós-modernismo e política. Rio de Janeiro: Rocco, 1992. P.15-80.
JAMESON, Frederic. Espaço e imagem: teorias do pós-moderno e outros ensaios. Trad. Ana Lúcia Gazzola. 3a ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.
LENINE. www.letras.terra.com.br
LIPOVETSKY, Gilles & CHARLES, Sébastien. Os tempos hipermodernos. Trad. Mario Vilela. São Paulo: Barcarolla, 2004.
RAMONET, Ignacio. Geopolítica do caos. 4ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
Pobrania
Numer
Dział
Licencja
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).