Memória, espaço e a necessidade de narrar a história dos vencidos no romance Ponciá Vicêncio
Abstrakt
O presente trabalho tem por objetivo analisar a obra Ponciá Vicêncio de Conceição Evaristo no que tange a representação do negro no romance. A autora é uma espécie de portavoz das inquietudes que assombram a mencionada etnia. Oriunda do sofrimento desse povo, Evaristo sabe demonstrar, melhor do que ninguém, a dor que sentem. Através do livro, a autora exige, assim, um melhor cuidado social para essa etnia tão rica de valores e tão valente.
Palavras-chave: Negritude, Espaço, Memória, Identidade.
Pobrania
Opublikowane
2013-06-30
Numer
Dział
Artigos
Licencja
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).