Alegoria e realismo na poesia de Dante: olegado de Auerbach na interpretação da Commedia
Abstrakt
A compreensão do cerne das divergentes interpretações históricas em relação àDivina Comédia está associada ao conceito de alegoria em Dante e a repercussão deste paraa leitura de seu poema. Os estudos de Auerbach sobre Dante envolvem diretamente a noçãode alegoria no mundo cristão e se tornam um marco para as linhas de pesquisa americanasdo século XX sobre o poeta florentino e seu poema. Por essa razão, o presente trabalhoalmeja apresentar as principais ideias sobre a forma de leitura do poema de Dante e aligação dessas ideias com conceito de alegoria e mostrar a relação dos estudos de Auerbachna configuração desses caminhos epistemológicos. A discussão será encaminhada atravésda distinção entre a alegoria dos poetas e alegoria dos teólogos, para a partir daí se pensaro legado da Divina Comédia. Conforme se verificará, os teóricos seguirão dois caminhos deinterpretação ao longo da história, distantes na obtenção do consenso. Por um lado, aquelesque consideram a obra do poeta florentino um livro profético, cuja autoridade se assemelhaa da Bíblia; o texto seria, portanto, uma revelação divina, uma visio. Por outro, aqueles quereforçam o vigor imaginativo, o caráter ficcional, o jogo de ilusão criado pelo poeta aoaspirar à autoridade da Escritura.Bibliografia
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