Aventuras da máquina mística do pensamento: Montagem e desmontagem da filosofia de Hegel.
Abstrakt
A reflexão pós-moderna vive, desde que surgiu, um imenso trauma de seu passado metafísico onto-teológico, racionalista, empirista, idealista, criticista e humanista. Derrida é o maior exemplo, talvez o mais gritante, de uma verdadeira abjeção, repulsão mesmo, sintomática de tudo o que lembre identidade, centro, lógos e razão. Essa repulsão diz respeito ao próprio ser do pensamento ocidental, já que ele nunca deixará de conter em si, essencialmente, os germes perigosos de um caminho para a vontade da fundamentação, da certeza e da verdade. Nessa luta, ou melhor, guerra interna, dizem que a única coisa a fazer é perseguir estrategicamente, sempre levando em conta, sem evitar, mas sabendo usar, os passos em falso necessários para o que foi ignorado na antiga obsessão pela verdade e esclarecimento.Bibliografia
BENNINGTON, Geoffrey. Jacques Derrida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
CERTEAU, M. de . “ Mystique ”, Encyclopaedia universalis, t. 11. Paris, 1971.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche et la philosophie. Paris: PUF, 1983.
DERRIDA, Jacques. Margens da filosofia. São Paulo: Papirus, 1991.
DICK, Philip K.. Minority report. A nova lei. São Paulo: Record, 2002.
FOUCAULT, Michel. L'ordre du discours. Leçon inaugurale au collège de France prononcée le 2 décembre 1970. Paris: Gallimard, 1971.
FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão. O mal estar na civilização e outros trabalhos. VOLUME XXI (1927-1931). Rio de Janeiro: Imago, 1972.
GARAUDY, Roger. Para conhecer o pensamento de Hegel. Porto Alegre: L&PM, 1983.
HARDT, Michael. Gilles Deleuze. Um aprendizado em filosofia. São Paulo: Ed. 34, 1996.
HEGEL, G.W.F. Fenomenologia do espírito. P I e II. Petrópolis: Vozes, 1992.
_____________. Phénoménologie de l'Esprit. trad. Gw, Jarczyk et P.J. Labarrière. Paris: Gallimard, 1993.
_____________. Science de la logique, L'Être, livre premier. trad. Gw. Jarczyk et P.J.
LEBRUN, Gerard. O avesso da dialética. Hegel à luz de Nietzsche. São Paulo: Schwarcz, 1988.
Paris: Labarrière, Aubier-Montaigne, 1976.
PEFANIS, Jules. Heterology and the postmodern. Bataille, Baudrillard and Lyotard. Duke University Press: Durham and London, 1991.
RORTY, Richard. Ensaios sobre Heidegger e Outros. Escritos filosóficos. Vol.2. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
WELLEK, René. WARREN, Austin. Teoria da literatura. Lisboa: Europa-América, 1962.
Pobrania
Opublikowane
Numer
Dział
Licencja
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).