Um sujeito "fora das molduras": a noção de indíviduo e a questão da subjetividade moderna
Abstrakt
Loucos, místicos, desviantes, inadequados. Esses são a maior parte dos personagens em Guimarães Rosa, de onde partimos para pesquisar a criação de subjetividades singulares distanciadas do indivíduo moldado pela razão e construído por grande parte do pensamento científico ocidental, presentes na escrita de Rosa.Bibliografia
ADORNO, Theodor. “Discurso sobre Lírica e a Sociedade”. In: COSTA LIMA, Luis. (Org.). Teoria da Literatura em suas Fontes. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2v, 1983, p.343-354.
ARRIGUCCI JR, Davi. “Guimarães Rosa e Góngora: metáforas.” In: Outros Achados e Perdidos. São Paulo, Companhia das Letras, 1999, p.123-129.
______. O Mundo Misturado: romance e experiência em Guimarães Rosa. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n.40, p.7-29, 1994.
BENJAMIN, Walter. Origem do Drama Barroco Alemão. São Paulo: Brasiliense, 1984.
______.Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, v.1, 1987, 3ª edição.
______. “Sobre alguns Temas em Baudelaire”, In: Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Obras Escolhidas. São Paulo: Brasiliense, v.3, 1989, p.103-149.
______. “Paris, capital do século XIX”. In: COSTA LIMA, Luis. (Org.). Teoria da Literatura em suas Fontes, Op. Cit., v.2, p.134-149.
BENJAMIN, W. (1987). “O Narrador”.
LUCÁKS, G. (2000).
BEZERRA JÚNIOR, Benilton. A Noção de Indivíduo: reflexão sobre um implícito pouco pensado. Rio de Janeiro, UERJ, Instituto de Medicina Social, 1982. Dissertação de Mestrado em Medicina Social.
BOLLE, Willi. O Sertão como forma de pensamento. SCRIPTA. Revista de Literatura do Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros da Puc Minas, v.2, n.3, Belo Horizonte, p.259-271, 2ºsemestre de 1998.
______.Grande Sertão: cidades. Revista USP, São Paulo, p.9-41, 1994-95.
______.Representação do Povo e Invenção de Linguagem em Grande Sertão: veredas. SCRIPTA. Revista de Literatura do Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros da Puc Minas, v.5, n.10, p.352-366, 1º semestre de 2002.
CÂNDIDO, Antônio. “O Homem dos Avessos.” In: Tese e Antítese. São Paulo: Nacional, 1971, p.294-309.
CORPAS, Danielle. “A reprise de Kierkegaard no Grande Sertão: veredas”. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL GUIMARÃES ROSA. Belo Horizonte, 1998./ Anais.../ Belo Horizonte: Editora Puc Minas, 1998, p.168-172.
COSTA, Jurandir Freire. Ordem Médica e Norma Familiar. Rio de janeiro: Graal, 1989, 3ª edição.
COSTA LIMA, Luis. Limites da Voz (Montaigne, Schlegel). Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
______. Mímesis: Desafio ao Pensamento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
______. “Um Par Problemático: representação e sujeito moderno”. In: BARTUCCI, Giovanna.(Org.).Psicanálise, Literatura e Estéticas de Subjetivação. Rio de Janeiro: Imago, 2001, p.197-217.
______.Sociedade e Discurso Ficcional. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
DESCARTES, René. “Discurso do Método”. In: Descartes. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 2000, p33-100.
EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fortes, 1997.
FINAZZI-AGRÃ’, Ettore. Um Lugar do Tamanho do Mundo - tempos e espaços da ficção em João Guimarães Rosa. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas. Lisboa: Portugália Editora, 1975.
______. A Microfísica do Poder. Rio de Janeiro, Graal, 1979.
______.A História da sexualidade. Rio de Janeiro: Graal, 3v., 1985, 7ª edição.
______. “O Sujeito e o Poder”. In: DREYFUS, Hubert, & RABINOW, Paul. (Orgs.). Michel Foucault, uma Trajetória Filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro, Forense, 1995, p.231-249.
GAGNEBIN, Jeane Marie. Walter Benjamin: os cacos da história. São Paulo: Brasiliense, 1982.
______.História e Narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva: FAPESP: Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1994.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da Modernidade. São Paulo: Edusp, 2ed., 1998.
KEHL, Maria Rita. “Minha Vida Daria um Romance”. In: BARTUCCI, Giovanna.(Org.).Psicanálise, Literatura e Estéticas de Subjetivação. Op. Cit., p.57-89.
______. “A Constituição Literária do Sujeito Moderno”. Texto datado de 29 de outubro de 2000. Disponível no endereço eletrônico:
htttp://www.prpg.ufpb.br/~gepis/sala_de_leitura/kehl/sujeito_moderno.htm. Acesso em 2002.
LAGES, Susana Kampff. Walter Benjamin: tradução e melancolia. São Paulo: EDUSP, 2002.
______. João Guimarães Rosa e a Saudade. São Paulo: Ateliê Editorial, FAPESP, 2002.
LORENZ, Günter. “Diálogo com Guimarães Rosa”. In: COUTINHO, Eduardo. (Org.). Guimarães Rosa. Fortuna Crítica 6. Rio de Janeiro/Brasília: Civilização Brasileira/INL, 1983, p.62-94.
LÖWY, Michael. Redenção e Utopia: o judaísmo libertário na Europa Central. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
______. “Messianismo e Revolução” In: NOVAES, Adauto.(Org.). Crise da Razão. São Paulo, Cia das Letras, 1996, p.395-407.
LUKÁCS, Georg. A Teoria do Romance. São Paulo: Duas Cidades, 2000.
NUNES, Benedito. O Dorso do Tigre. São Paulo: Perspectiva, 1976.
PAZ, Octavio. Signos em Rotação. São Paulo: Perspectiva, 1972.
______. Os Filhos do Barro: do romantismo à vanguarda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
______. A Outra Voz. São Paulo: Siciliano, 1993.
PERRONE-MOISÉS, Leila, “Para trás da serra do Mim.” Belo Horizonte: 2001. Palestra apresentada no II Seminário Internacional Guimarães Rosa, na Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 27 a 31 ago. 2001/ no endereço eletrônico: http//www.pucminas.br/pesquisa.html. Acesso em 2001.
______. “Nenhures 2: ‘Lá, nas campinas' ”. In: Inútil Poesia e Outros Ensaios Breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
ROCHA, João Cezar de Castro.(Org.). Teoria da Ficção: indagações à obra de Wolfgang Iser. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.
ROSA, João Guimarães. Tutaméia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 6 ed., 1985.
______.Primeiras Estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 26 ed., 1988.
______.Grande Sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 19 ed., 2001.
______.“Meu Tio, o Iauaretê”. In: Estas Estórias. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1969.
ROSENFIELD, Kathrin. Os Descaminhos do Demo: tradição e ruptura em Grande Sertão: veredas. Rio de Janeiro: Imago; São Paulo: EDUSP, 1993.
SCLIAR, Moacir. Pequena História da Melancolia Brasileira. Caderno Mais, Folha de São Paulo, 17 de junho de 2001.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Ler o Livro do Mundo. Walter Benjamin: Romantismo e crítica literária. São Paulo: FAPESP- Iluminuras, 1999.
STARLING, Heloisa. O Sentido do Moderno no Brasil de João Guimarães Rosa -- veredas de política e ficção. SCRIPTA. Revista de Literatura do Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros da Puc Minas, v.2, n.3, Belo Horizonte, 2ºsemestre de 1998, p.138-145.
SOUZA, Eneida Maria. “Madame Bovary Somos Nós”. In: BARTUCCI, Giovanna. (Org.). Psicanálise, Literatura e Estéticas de Subjetivação. Op. Cit., p.129-143.
VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo: Iluminuras, 1999.
Pobrania
Opublikowane
Numer
Dział
Licencja
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).