Thomas Mann e o decadentismo
Resumo
Nosso trabalho pretende lançar luz sobre aspectos decadentistas na obra do escritor alemão Thomas Mann (1875-1955). A partir de uma breve apresentação do conceito de Decadentismo na Literatura, identificaremos este estilo na obra de Mann, configurando um traço marcante nas principais obras do autor, sobretudo na novela A Morte em Veneza. Nossa intenção é, mais que tudo, chamar a atenção, através de Thomas Mann, para a larga ocorrência da estética decadentista entre os escritores do final do século XIX e início do século XX. Do nosso ponto de vista, mesmo um autor como Thomas Mann, geralmente rotulado de realista, se deixou contaminar por uma escrita que buscava revelar conflitos e mistérios da alma humana sem perder o culto ao Belo. Por este motivo, a apreciação da figura do artista se mostra tão importante e constante na obra do autor de Tonio Kroeger.Downloads
Publicado
2019-03-10
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).