Santo Agostinho - Por uma hermenêutica edificante
Resumo
O trabalho a ser apresentado constitui-se boa parte do primeiro capítulo de nossa tese sobre Frei Luis de León. Tendo sido um dos grandes autores hispânicos do século XVI -- organizador e defensor da obra de santa Teresa d'Ávila, professor da Universidade de Salamanca, poeta, bem como tradutor humanista da tradição religiosa -- sofreu e quis sofrer influência direta dos grandes padres da Igreja, particularmente, Agostinho de Hipona.
Assim, para melhor compreendermos a elaboração realizada por Luis de León tornou-se necessário nos aprofundarmos minimamente a respeito do método sugerido por Agostinho para a interpretação e compreensão do texto sacro, desenvolvido primordialmente, no seu Da Doutrina Cristã. Para Agostinho, antes e acima de tudo, o mais relevante é que a interpretação das sagradas escrituras, conduza - aquele que se propõe a interpretá-la -- à edificação, portanto, à caridade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).