Cartas e papeÌis sociais: fragmentos de leitura do Miramar de Oswald de Andrade
Resumo
Este ensaio propõe-se a realizar uma leitura de aspectos das MemoÌrias sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade, a partir do geÌ‚nero textual “carta pessoal”, incorporado ao romance. Para tal, foram eleitas as cartas escritas pelo personagem Minão da Silva em determinada situação comunicativa e publicadas, tempos depois, no romance escrito por João Miramar, o autor ficcional. Procura-se observar como essas cartas representam uma lembrança documental no processo de rememoração de Miramar. Propõe-se ainda uma estrateÌgia de leitura dessa obra em que a recepção faz montagens justapondo capiÌtulos a partir de estruturas temaÌticas e linguiÌsticas.
Palavras-chave: Modernismo, criÌtica e interpretação, cartas na literatura, literatura e sociedade, Oswald de Andrade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).