Da Crítica Literária à Crítica Cultural: a Crítica Latino-Americana no Século XXI
Resumo
A Crítica Cultural é a protagonista de uma das mais polêmicas discussões no meio acadêmico contemporâneo. Por um lado, ela é celebrada por promover uma renovação nos estudos literários ao incorporar às suas análises conceitos vindos de outras áreas de conhecimento -- como sociologia, filosofia, psicanálise e antropologia -- e contribuir para os estudos transdisciplinares e transculturais. Por outro, é acusada de relegar o estético a um segundo plano em suas discussões e preocupar-se demasiadamente com questões que extrapolam o âmbito literário. A polêmica em torno da crítica cultural por si só já traz grandes questões a serem levantadas, discutir essas mesmas questões a partir do paradigma latino-americano aumenta ainda mais o grau de dificuldade diante da heterogeneidade cultural que o termo abrange. De fato, o conceito de América Latina carrega uma série de ambiguidades, contradições, multiplicidades que poderiam tornar a proposta desse ensaio inviável frente a tantos obstáculos.Referências
BENJAMIN, Walter. “O Narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”. In: Magia e Técnica, Arte e Política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet -- 7ª ed. -- São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa Pezza Cintrão; Ana Regina Lessa. -- 4ªed., 3ª reimpressão. São Paulo: EDUSP, 2008.
COUTINHO, Eduardo. “América Latina: o móvel e o plural”. In: A Literatura LatinoAmericana do Século XXI. Beatriz Resende (org.). Rio de Janeiro: Aeroplano, 2005.
DURING, Simon. The Cultural Studies Reader. Oxford: Blackwell, 1994.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro -- 11. ed. -- Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HUYSSEN, Andreas. “Literatura e Cultura no Contexto Global”.In: Valores:Arte, Mercado, Política. Reinaldo Marques, Lúcia Helena Vilela (org.). Belo Horizonte: Editora UFMG- Abralic, 2002
MONSIVÁIS, Carlos. “La Crítica Literária en México”. In: C. Rincón et al 1995.
Crítica literaria hoy. Entre las crisis y los cambios: un nuevo escenario. Nuevo Texto crítico. Nr. 14/15. p. 69-76, 1995.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: Estética e Política. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org.; Ed.34, 2005.
SAID, Edward. Orientalismo: O Oriente como Invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
SARLO, Beatriz. Cenas da Vida Pós-Moderna: Intelectuais, Arte e Videocultura na Argentina. Trad. Sérgio Alcides -- 4ª ed. -- Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.
SOUZA, Eneida Maria de. Crítica Cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
SÜSSEKIND, Flora. Papéis Colados. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).