“Nascidos em bordéis”: o artista revoltado e o intelectual engajado
Resumo
O documentário “Nascidos em bordéis”, filme de estréia dos diretores Ross Kauffman e Zana Briski, produzido na Índia em 2004, explora o real e o possível no universo tão violento quanto invisível dos filhos de prostitutas do bairro da Luz Vermelha de Calcutá. Lá, estão presentes a condenação e o enfrentamento do destino, a arte como libertação, o artista como um ser revoltado, o desvelamento da auto-percepção, a técnica como mediadora do olhar, e a cultura da mercadoria como uma realidade inescapável. Sem apresentar rupturas estéticas, o filme marca o contraste entre o olhar profissional captado pela câmera cinematográfica dos diretores e o olhar inocente das crianças que pela primeira vez empunham uma câmera fotográfica. Cinema e fotografia dialogam para apresentar o novo: a realidade que agora se revela mutável.
Referências
CAMUS, Albert. O Homem Revoltado . Rio de Janeiro: Record, 1999.
GRAMSCI, Antonio. Obras Escolhidas . São Paulo: Martins Fontes, 1978.
RANCIÈRE, Jacques. A Partilha do Sensível . Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org.; Ed. 34, 2005.
Said , Edward. Representações do Intelectual . Trad. Milton Hatoum. São Paulo: Companhia das Letras, 2005 .
SARLO, B. Escenas de la Vida Posmoderna : Intelectuales, Artes y Videocultura en la Argentina . Buenos Aires: Ariel, 1999.
Williams , Raymond. Tragédia Moderna . São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
www.kids-with-cameras.org
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).