O Desafio do Tempo
Resumo
O tempo possui uma ambiguidade própria. Se, por um lado, nos advém bem naturalmente o sentimento do tempo, dissertar sobre ele já apresenta certos obstáculos. A demarcação do tempo em três partes, tão cara ao Ocidente, não deixa em si muito espaço para questionamentos. O tempo se resume, de acordo com essa orientação, a ter passado, estar presente ou prometer futuro. Nesse sentido, o tempo foi e permanece sendo explorado: fala-se na mudança dos tempos, por exemplo. Uma época histórica sucede a outra e se diz que os tempos são outros. Daí, então, segue-se a analisar todos os componentes que caracterizam um dado tempo. O estudo da música também conhece o tempo como uma medida demarcada de ritmo. Os estudos literários também são familiares ao tempo da “experiência subjetiva” proporcionada na leitura de uma obra, assim como ao “tempo psicológico” do qual narrativas fazem uso.Downloads
Publicado
2017-03-03
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).