A NaÌusea e a Revolta
Resumo
É difiÌcil falar de Albert Camus sem pensar em Jean Paul Sartre, e vice- versa. Mais do que pelas afinidades filosoÌficas, eles ficaram conhecidos por seus atritos de cunho poliÌtico, motivados principalmente pela guerra da ArgeÌlia e posteriormente pelo livro de Camus “O Homem Revoltado”. No episoÌdio da guerra da ArgeÌlia, a esquerda intelectual francesa não soÌ apoiava com entusiasmo a independeÌ‚ncia do paiÌs, como aprovava os meios utilizados para isso - como atentados terroristas, censurados por Camus, que era argelino. No livro “O Homem Revoltado”, Camus faz não soÌ uma dura criÌtica ao marxismo, como impõe limites para a rebeldia, o que acabou suscitando criÌticas de Sartre ao seu posicionamento poliÌtico e filosoÌfico.
Referências
BORNHEIM, Gerd. Sartre. Editora Perspectiva, 2003.
CAMUS, Albert. L'homme reÌvolteÌ. Gallimard, 1951.
FeÌ‚nix Revista de HistoÌria e Estudos Culturais. Volume 2, ano II, no 1. SARTRE, Jean-Paul. La nauseÌe. Gallimard, 1938.
SARTRE, Jean-Paul. Morts sans seÌpulture. Gallimard, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).