Pensamento mitopoético e contradição originária: Parmênides, Fragmento II
Resumo
No fragmento II de seu conhecido poema Parmênides nos diz: "Vamos lá! -- eu interrogarei, tu porém, auscultando a palavra, cuida que caminhos únicos do procurar são dignos de serem pensados: um, que é e que não-ser não é; é o caminho da obediência, (pois segue o desvelar-se). O outro, que não é, e que necessariamente não-ser é; este caminho eu te digo em verdade ser totalmente insondável como algo inviável; pois não haverias de conhecer o não-ente (pois este não pode ser realizado) nem haverias de trazê-lo à fala". O poema diz: “Vamos lá!”. Não trata de uma simples operação mental, este pensamento que aqui se enuncia e anuncia. Não podemos considerar de antemão que isto é apenas uma forma interessante de escrever, de tornar a sisudez de um texto filosófico mais atraente ao leitor enfadado. Ele convida a uma caminhada. Não é uma caminhada solitária, uma vivência subjetiva, tampouco. “Vamos, lá!” diz, vamos juntos, acompanhando um ao outro. Parmênides, poeta-pensador, convida a um diálogo, e nos diz: “eu interrogarei”.Referências
CASTRO, Manuel Antonio de. “Interdisciplinaridade poética: o “entre””, in: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, no. 164, jan-mar/2006, p. 7-36.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 2007, 8ª edição.
HEIDEGGER, Martin. Ensaios e Conferências. Petrópolis: Vozes, 2002, 2ª edição.
__________. Ser e Verdade. Petrópolis: Vozes, 2007.
__________. Parmênides. Petrópolis: Vozes, 2008 HERÁCLITO. “Fragmentos” (tradução de Emmanuel Carneiro Leão), in: ANAXIMANDRO, PARMÊNIDES, HERÁCLITO. Os Pensadores Originários. Petrópolis: Vozes, 1999, 3ª edição.
NIETZSCHE, Friedrich. Sobre Verdade e Mentira (tradução de Fernando de Moraes Barros). São Paulo: Hedra, 2008. PARMÊNIDES. “Acerca da Nascividade”, in: ANAXIMANDRO, PARMÊNIDES, HERÁCLITO. Os Pensadores Originários. Petrópolis: Vozes, 1999, 3ª edição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).