Hegel e Duchamp: Alguns apontamentos acerca das “mortes” da Arte
Аннотация
No presente ensaio propomos um olhar sobre tema amplamente discutido no cenaÌrio da teoria e histoÌria da arte: as “mortes” da arte. Nos apontamentos que se seguem, inicialmente nosso olhar se dirigiraÌ ao seÌculo XVIII, mais precisamente aos escritos de Hegel, onde temos o primeiro anuÌncio de morte da arte. Posteriormente, dirigir-nos-emos ao iniÌcio do seÌculo XX, onde se alardeou a segunda morte, desta vez pelas mãos de um artista, Marcel Duchamp, em golpe, dito certeiro, de um porta-garrafas ready-made.
Palavras-chave: Morte da Arte, Hegel, Duchamp, ready-made.
Загрузки
Опубликован
2014-12-20
Выпуск
Раздел
Artigos
Лицензия
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).