Barbara Kruger: [entre] arte e publicidade

Авторы

  • Fernanda Pequeno UERJ

Аннотация

Desde 1979 Barbara Kruger utiliza a linguagem dos veículos da mídia com um estilo característico de assinatura: fotos em branco e preto e aforismos em fontes específicas, imitando o vocabulário da propaganda e subvertendo-o, para focalizar temas de relevância social como a violência, a saúde pública e a discriminação. Utilizando-se de outdoors, a artista intervém na paisagem urbana, através de imagens impessoais, já amplamente difundidas, muitas delas reticuladas que, combinadas a frases de efeito, ganham ainda mais força. A combinação de slogans ambíguos com imagens em preto e branco lembra uma página de design gráfico da revista Mademoiselle, onde Kruger trabalhou por onze anos aprendendo e aperfeiçoando seu design. A artista também acabou se rendendo a mensagens em camisetas, sacolas, posters e fotomontagens, aqui com uma voz ainda mais raivosa e inquiridora.

Библиографические ссылки

FLUSSER, VILÉM. “Nossas Imagens”. In Pós-História. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1983.

_______________. “Texto / Imagem Enquanto Dinâmica do Ocidente”. In Cadernos Rioarte, Rio de Janeiro, ano II, n.5, jan., 1996.

FOSTER, HAL. “Signos Subversivos”. In Recodificação. São Paulo: Casa Ed. Paulista, 1996.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

GRUNDBERG, Andy. “So Much To Tell”. In Crisis of The Real. Nova York: Aperture Foundation, 1990.

KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna.São Paulo: Martins Fontes, 1998.

LINKER, Kate. Love For Sale. Nova York: Harry N. Abrams, Inc., Publishers, 1990.

THINKING PRINT: BOOKS TO BILLBOARDS, 1980-95. WYE, Deborah (curadora e organizadora). The Museum of Modern Art, New York, 19 de junho a 10 de setembro de 1996.

Выпуск

Раздел

Artigos