Racionalismo, arte clássica e razão trágica em Nietzsche
Аннотация
Em o “Nascimento da Tragédia”, Sócrates aparece como o representante do espírito teórico-científico, espírito este que, visto de forma negativa por Nietzsche, enfraquece o mundo. No entanto, Rüdiger Safranski, autor de uma bela biografia intelectual do filósofo, aponta para uma espantosa frase encontrada nas anotações de Nietzsche, esta dizia que Sócrates “aniquilou a ciência”. Na verdade, o problema não é a ciência, é Sócrates. Tal anotação nos impele para uma reverificação do que Nietzsche entende por ciência, já que o filósofo costuma ser concebido pela crítica, baseada fundamentalmente em o “Nascimento da Tragédia”, como alguém que fala mais em nome da arte do que, ou em detrimento, da ciência. Safranski diz, comentando a crítica de Nietzsche a Sócrates, que “Sócrates é criticável não porque queria saber, mas porque não queria saber de modo suficientemente radical e ‘frio'”. Quer dizer, segundo Nietzsche, um mundo terrível se abriria para aquele que realmente quisesse conhecê-lo, e uma postura forte e bela seria aquela a qual suportaria as vicissitudes, incertezas e angústias desse mundo sem o refúgio de uma religião, de uma metafísica ou de uma arte como remédio. A idéia de Nietzsche é: que o conhecimento possa se estabelecer e triunfar, ainda que desvende o mais terrível e indizível dos mundos; “o cognoscente declara orgulhoso: vou suportar meu conhecimento ainda que ele quase me mate.” Aqui salta um Nietzsche não dionisíaco, não esteta, mas um Nietzsche mais contido, analista e iluminista.
Библиографические ссылки
NIETZSCHE, Friedrich. Aurora . Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
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SAFRANSKI, Rüdiger. Nietzsche: Biografia de uma tragédia . Trad. Lya Luft. São Paulo: Geração Editorial, 2001.
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