Por uma holística da vida: Caio Meira e a poesia como corporeidade
Аннотация
Na moldura de uma linha de pesquisa intitulada “Poesia e Pensamento”, trazemos à baila da área de Poética a poesia de um autor contemporâneo, Caio Meira. Uma literatura academicamente virgem, prenhe da espera pelo desafio e sedução que configuram o penetrar a pele do ainda casto. Desafio e sedução de penetrar uma poesia que, na alusão ao corpo e à vida -- aqui também referenciados pelos vocábulos “virgem”, “prenhe”, “penetrar”, “pele”, “casto” -- abre caminho para um projeto que os entrecruze poeticamente. Que os entrecruze com a complexa dinâmica do fazer poético. Vida. Corpo. Poesia. A dinâmica aqui ensejada vem retirar esses pontos finais, a finalidade dos pontos, os estancamentos entre cada um desses três universos, posto que o universo é, na redundância que nos chega necessária, uno, única linha. Um uni-verso, uma poética de unificações é o que enseja o poeta goiano Caio Meira, na qual poesiavidacorpo escrevem-se juntos, em uma indiscernibilidade que dispensa o uso de hífens para abdicar de qualquer fronteira.Библиографические ссылки
BARROS, Manoel de. As coisas que não existem são mais bonitas. Entrevista a Alberto Pucheu. Cadernos culturais e pedagógicos do Centro Educacional de Niterói , v. 3, n. 1, janeiro/julho, 1994: 195.
______. Gramática expositiva do chão (poesia quase toda) . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1990: 296.
______. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
BOSCO, Francisco. Resenha sobre Coisas que o primeiro cachorro na rua pode dizer. Disponível em www.caiomeira.kit.net , 26/01/06.
BRANCO, Rosa Alice & PETRÔNIO, Rodrigo. “ António Ramos Rosa: a transparência da terra [diálogos]”. Em: http://www.revista.agulha.nom.br/ag47rosa.htm , 26/01/06.
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio . Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Cia das Letras, 1990: 20
HEIDEGGER, M. Heráclito . Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998: 103-109.
MATURANA, Humberto. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Trad. José Fernando Campos Fortes, 3ª ed, Belo Horizonte: Editora UFMG.
MEIRA, Caio. Coisas que o primeiro cachorro na rua pode dizer . Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2003: 15.
______. Corpo solo . Rio de Janeiro: 7Letras, 1998: 59.
______. No oco da mão . Rio de Janeiro: EdUERJ, 1993: 5.
REZENTE, Renato. “Dois poetas vigorosos de nosso tempo”. Disponível em www.caiomeira.kit.net , 26/01/06.
SPINOZA, Baruch. The ethics and on the correction of the understanding . London : Dent, 1986.
VARELA, Francisco et alli. Emboied mind; cognitive and human experience . London: The MIT Press, 1996: 234
Загрузки
Выпуск
Раздел
Лицензия
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).